quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A influência da música na vida das pessoas

Quem não gosta de ouvir uma boa música? Você relaxa, esquece dos problemas... Agora, quem nunca associou uma música a um momento da vida? Aquele dia de felicidade, ao lugar bem legal que foi visitado, a pessoa amada... Pois é, a música te esse poder, a música é um forte agente de interferência na vida, na personalidade e nos costumes das pessoas, e isso já não é de agora; a música está presente em muitos lugares. Vamos tomar alguns exemplos aqui.
Começo pelo movimento hippie: os hippies surgiram na década de 60 como um movimento de contracultura; os hippies tinham como influência musical o reggae (especialmente Bob Marley) e o rock (uma das cantoras hippie mais conhecidas é Janis Joplin). O pacifismo, a constestação à sociedade conservadora, a crítica social, as contradições da sociedade, qualquer música em que estivesse presente qualquer desses temas fazia parte do movimento hippie.


Porém, eu acho que o estilo mais difundido e mais presente na história e na vida das pessoas é o Rock. O rock teve seu início na década de 50, nos EUA. Logo ganhou a simpatia dos jovens pelo som das guitarras e pelo jeito rebelde de seus cantores e músicos; nos anos 60, o rock já estava bastante difundido entre os jovens, servindo como forma de protesto, esses eram os chamados "anos rebeldes", pois houve uma revolução, não só no pensamento, mas também nos costumes, no modo de se vestir, o ideais mudaram, e a música estava lá presente em meio a esse avanço.
E no Brasil não foi diferente: em meio a repressão da Ditatura Militar, os artistas usavam da música para protestar e levar o povo a protestar contra a repressão dos militares. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos e muitos outros cantores fizeram parte desse momento da história.


A música influencia também nos costumes das pessoas: as pessoas que curtem musica sertaneja (ou country, tanto faz) gostam de usar chapéu de couro, modas de viola, etc. Aqui no Nordeste, uma das preferencias é o forró: muita gente aqui curte as letras das novas bandas de forró, que falam de festa, curtição, pegação, etc. As pessoas que gostam de musica religiosa (católica, gospel) são geralmente mais calmas, e por ai vai. A música está presente em todos os nossos momentos, e ela é uma das coisas indispensáveis nesse mundo porque, cá entre nós, sem a música, a vida seria tão mais sem graça. Por isso, aumenta o som e curte a sua batida. Valeu!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário